14 de novembro de 2016

BOBINAS DE AÇO

Bobinas Galvanizadas

As bobinas e as chapas HDG revestidas com zinco puro, GI e Cristais Normais, e aquelas revestidas com ligas zinco-ferro, GA, podem ser fornecidas com revestimento conforme especificação interna ou de acordo com normas internacionais. Os aços GI e Cristais Normais podem ser fornecidos com massa de revestimento metálico, soma das duas faces, variando de 80 g/m2 a 600 g/m2 . Esses produtos podem ser fornecidos também com massa de camada de zinco diferenciado por face, mediante consulta prévia à Usina. Os aços GA são fornecidos com massa de revestimentos metálicos, soma das duas faces, variando de 60 g/m2 a 140 g/m2 . Os materiais HDG são comercializados com espessura do produto variando entre 0,40 mm e 3,00 mm e largura entre 750 mm e 1.830 mm. Os aços HDG, devido às suas excelentes características superficiais, são utilizados em vários segmentos industriais, particularmente pela indústria automotiva. Esses produtos são usados para aplicações que exigem elevado grau de estampagem, facilidade de soldagem e de tratamento superficial antes da pintura.

 

Bobinas Galvalume

Descrição do produto Galvalume é o nome comercial para a chapa de aço com revestimento constituído em peso por 55% Al, 43,5% Zn e 1,5% Si que oferece um balanço otimizado entre resistência à corrosão por barreira oferecida pelo alumínio e a proteção galvânica oferecida pelo zinco.

BF – BOBINAS FINAS A FRIO

AÇO QUALIDADE COMERCIAL – SAE 1006 / SAE 1008

Com garantia de composição química e sem restrição de propriedades mecânicas. Seu uso é indicado para processos de dobramento em geral, sendo aplicado em peças estruturais com baixa exigência de conformação, nos setores de construção civil, tubos, linha branca e uso geral. A dureza em faixa pode ser garantida se especificada.

AÇO PARA ESTAMPAGEM

Podem ser fornecidos como baixo carbono (sem adição de elementos de ligas) ou como ultra baixo carbono (com adição de titânio e/ou nióbio para fixar carbono e nitrogênio). Esses aços são fornecidos com garantias de propriedades mecânicas, limitando-se, na maioria dos casos, o valor máximo de limite de escoamento (LE), de resistência (LR) e garantindo um alongamento (AL) mínimo. Para aços com exigência de maior conformabilidade, pode-se garantir, também, os coeficientes de anisotropia (r) e encruamento (n).

 

BQ – BOBINAS FINAS A QUENTE

 

AÇO QUALIDADE COMERCIAL

SAE 1006 / SAE 1008 / SAE 1010 / SAE 1012 / SAE 1020 / SAE 1045

Categoria composta de aços do tipo carbono-manganês, sem adição de elementos de liga, com garantia de composição química.

AÇO ESTRUTURAL COMUM

ASTM A36 / ASTM A283 C / ASTM A572 G 50

São aços com garantia de composição química e propriedades mecânicas, empregados em pontes, galpões, torres de transmissão, caçambas, estruturas metálicas utilizadas em obras civis e componentes de equipamentos em geral da indústria de base. Materiais com boas características de corte, dobramento e soldabilidade aplicados em componentes estruturais.

CHAPAS E BOBINAS DE AÇO PARA PISO

As chapas e as bobinas são fornecidas com garantia de composição química.

Sob consulta, normas de aço estruturais, com limite de resistência igual ou abaixo de 490 MPa, podem ser fornecidas. Os valores de propriedades mecânicas (LE e LR) estarão de acordo com a norma comercializada, porém não haverá garantia de alongamento.

  • AÇO ESTRUTURAL NBR 6655: LN 20 / LN 24 / LN 28 / LN 36
  • ALTA RESISTÊNCIA MECÂNICA

Bobinas e chapas laminadas a quente de aço acalmado, com características melhoradas de propriedades mecânicas, conformabilidade e soldabilidade.

 

  • AÇO ESTRUTURAL NBR 6656: LNE 200 / LNE 230 / LNE 260 / LNE 280 / LNE 380 / LNE 400 / LNE 500 /LNE 600
  • ALTA CONFORMABILIDADE

Bobinas e chapas laminadas a quente de aço acalmado, com características melhoradas de propriedades mecânicas, conformabilidade e soldabilidade.